Política

Dra. Adriana Vidal ‘desabafa’ sobre contratação de médicos estrangeiros

A conceituada médica Dra. Adriana Vidal, entrou em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo para fazer um desabafo a respeito do tratamento recebido pelos profissionais de saúde no Brasil. A profissional foi profunda em suas colocações em uma carta direcionada à presidenta Dilma Rousseff. Confira!

"Numa indagação a respeito da necessidade da contratação de médicos estrangeiros, onde se mostra imagens de pacientes sendo atendidos no chão, hospitais sucateados, etc. E a pergunta se médicos estrangeiros vão resolver esses problemas eu resolvi responder:

Exma. Sra. Presidenta,



Coloque um bom hospital numa cidade bem distante, mas que nesse hospital tenha uma urgência bem equipada, que não falte medicamentos, que tenha centro cirúrgico, maternidade, internamento, leitos de UTI VERDADEIROS , que tenha meios de esclarecimento diagnóstico com resultados rápidos. Contrate bons profissionais das 4 áreas básicas pelo menos, contrate intensivista, pessoal de enfermagem, , farmacêutico, assistentes sociais bem treinado. Coloque nesse hospital distante ambulâncias para possíveis transferências eficientes. Não deixe esse hospital isolado da rede de regulação. Dê meios e horários dignos para os trabalhadores humanos desse hospital trabalhar.


Dê estabilidade de emprego para bons profissionais, e não a loucura da instabilidade a cada 4 anos. Proporcione meios de atualização continuada, mesmo que esse hospital fique a 500 Km de uma capital. E assim, Sra. Presidenta, a Sra. terá fila de candidatos para lá trabalhar, pois trabalhamos com vidas humanas, não podemos fazer de conta, não podemos escolher quem tratar, não podemos apertar a mão de um familiar e dizer: se aqui tivesse tal remédio eu poderia fazer alguma coisa, não podemos ver alguém morrer porque não dispomos de centro cirúrgico ou UTI. Não podemos porque somos humanos. Não podemos mudar de cidade a cada 4 anos, precisamos de estabilidade porque, afinal, também temos família.



Dê – nos oportunidade de fazer aquilo que estudamos para fazer: medicina digna, e a Sra. verá quantos médicos há no Brasil, e que eles não são acomodados, não preferem trabalhar numa cidade onde se tem que enfrentar até 2 horas de trânsito para chegar ao emprego. Não preferimos atender correndo por causa dos 5 emprego que muitas vezes temos que ter pois as coisas não nos são dadas de graça.



Sra. Presidenta, proporcione atendimento digno para cada um de nós, brasileiros que pagamos impostos absurdos e nem sabemos em que nosso suado dinheiro é convertido. Não temos esta informação!



Médicos brasileiros, formados aqui ou no exterior, somos muitos, e queremos passar mais tempo com a nossa profissão do que respondendo processos por sermos culpados de mortes por falta de medicamentos, superlotação, falta de vagas, transferências que só chegam depois dos óbitos. Somos formados para aliviar sofrimentos, curar quando possível, e não fazer danos, não somos formados para contratar um advogado e se preparar para processos por coisas que fogem das nossas mãos."

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo