André Veterinário conta sua história e faz avaliação sobre os desafios e conquistas da medicina veterinária
André contou um pouco da sua história, dos relatos da sua profissão e sobre a gripe aviária. Além de trabalhar com a avicultura industrial, ele é produtor de equinos e ovinos e está como Vereador da sua cidade.

André Veterinário é morador da cidade de Muritiba, Bahia. Ele foi o primeiro Médico Veterinário atuante na cidade. André contou um pouco da sua história, dos relatos da sua profissão e explicou sobre o que é e o possível surto da Gripe Aviária. Além de trabalhar com a avicultura industrial, ele é produtor de equinos e ovinos e está como Vereador da sua cidade.
Para quem se interessa pela área da Medicina Veterinária, essa entrevista é muito interessante por varias razões, principalmente para adquirir experiência, orientação profissional, dicas, conselhos, networking, oportunidade, inspiração, motivação e para enfrentar os desafios do campo.
Mídia: Quem é André Veterinário?
Entrevistado: Eu sou filho de Seu Renato do Banco e Dona Roquinha costureira. Neto de Álvaro “espanhol” e Dona Nair e também de Maximino “Delegado” e Dona Businha. Marido de Bete, pai de Laura e Luisa. Muritibano nascido e criado na “Rua de Cima”. E por ter sido o primeiro Médico Veterinário atuante em Muritiba terminou por incorporar a profissão ao nome de conhecimento popular – André Veterinário!
Mídia: O que te levou a fazer Medicina Veterinária ?
Entrevistado: Escolhi estudar Medicina Veterinária em virtude da minha ligação com animais, principalmente cavalos. Quando iniciei os estudos vi que a Medicina Veterinária é muito ampla, então aumentei ainda mais minha admiração pela profissão e já atuei em várias áreas da profissão.
Mídia: Além de ser Médico Veterinário você exerce outra profissão?
Entrevistado: Sou produtor de equinos e ovinos. Além disso, estou Vereador em Muritiba, apesar desta não ser uma profissão!
Mídia: Por que escolheu a produção de frangos de corte e qual a importância do Médico Veterinário nessa área de atuação?
Entrevistado: A escolha em trabalhar com a avicultura industrial foi casual, por conta de um convite. E nisso já vão mais de 23 anos produzindo frango de corte. E é imprescindível a presença do Médico Veterinário nesse segmento, pois temos no currículo da formação as matérias necessárias para entender e desenvolver a criação industrial de aves para produção de carne e ovos, principalmente na área sanitária. Mas ainda atuo paralelamente com a clínica de pequenos animais, clínica de equinos e produção de carneiros de corte.
Mídia: Como o mercado ainda pode expandir e quais são os caminhos ainda pouco explorados que podem ser atrativos para os recém-formados interessados em avicultura industrial?
Entrevistado: A produção de alimento no mundo só faz aumentar. O Brasil é o celeiro mundial, principalmente por conta da riqueza em água doce e a carne de frango é a proteína animal mais barata e fácil de ser produzida. Esses três itens juntos demonstram que sempre haverá espaço para Médicos Veterinários trabalharem com a avicultura industrial.
Mídia: Quando percebeu que tinha feito a escolha certa e como impactou na sua vida?
Entrevistado: Percebi que estava no caminho certo quando vi que trabalhar no que eu gostava me dava satisfação pessoal e retorno financeiro, tudo que você precisa pra trabalhar contente, só trazendo alegria e realização profissional.
Mídia: Quais foram os desafios profissionais enfrentados e as conquistas que fizeram o esforço valer a pena?
Entrevistado: O pouco entendimento da população em geral sobre qual era o papel profissional da Medicina Veterinária para a sociedade além de apenas “cuidar de cães e gatos” foi uma barreira a ser rompida em nossa região, formada por pequenos municípios pobres. Muitas vezes o cliente achava até que não tinha que remunerar o atendimento que eu realizava. Mas com o nosso posicionamento, comprometimento com a qualidade do serviço, trabalhando com ética e afinco, mostraram em alguns anos um resultado extremamente positivo. Consegui construir um nome profissional que me abriu diversas portas e influenciar gerações. Hoje já encontro novos colegas que decidiram seguir a profissão em virtude de se espelharem em nosso sucesso.
Mídia: A Medicina Veterinária vem evoluindo muito nos últimos anos?
Entrevistado: A Medicina Veterinária é uma profissão muito antiga, porém também muito atual e moderna. Em todas as áreas de atuação as pesquisas são constantes e acompanha a evolução da humanidade e da tecnologia. Por exemplo, durante a pandemia de COVID foram feitos grandes avanços em biotecnologia em parceria da Medicina Humana e a Medicina Veterinária, contribuindo imensamente para os avanços nos estudos das vacinas e do conhecimento imunológico frente ao vírus.
Mídia: O que você ainda sente falta?
Entrevistado: Que mais pessoas tenham o real entendimento da grandiosidade das ações da Medicina Veterinária para a saúde da humanidade. Precisamos ser mais valorizados!
Mídia: Você trabalha com prazer por fazer o que gosta?
Entrevistado: Sem sobra de dúvidas! Se não fosse Médico Veterinário eu tinha que nascer de novo pra escolher essa mesma profissão!
Mídia: Para ser um bom Médico Veterinário basta gostar de animais?
Entrevistado: Não, precisa estudar muito, ser muito comprometido com o que faz, e estudar mais um pouco…
Mídia: Cite as principais dificuldades na sua profissão:
Entrevistado: São muitas por conta da variedade de áreas de atuação de toda a Medicina Veterinária, mas no tocante à produção de frango de corte é a falta de investimento ou linhas de crédito com juros baixos, para os avicultores aprimorarem suas instalações. No caso da clínica, tanto de pequenos animais quanto de grandes animais, é a falta de condições diagnósticas para prosseguir alguns tratamentos (falta de recursos de clientes, dificuldade de acesso a exames, etc). E o Poder Público deveria investir mais na conscientização da posse responsável de animais domésticos para que os tutores não abandonassem tanto os cães e gatos nas ruas, virando um problema de saúde pública, mundial.
Mídia: Qual foi o pior caso que você já atendeu?
Entrevistado: Um quadro de obstrução intestinal de cavalo na cidade de Santo Amaro – BA. Quando me chamaram o animal já estava a 3 dias com problemas, iniciamos o acompanhamento e infelizmente o animal veio a óbito 1 dia depois. Não havia condição de deslocar o cavalo para outro local, e foram 24 horas muito intensas e sofridas, que serviram no final de muito aprendizado, pra mim e para a proprietária, que 10 anos depois foi também estudar Medicina Veterinária!
Mídia: Hoje estamos vendo a mídia falar sobre um possível surto de Gripe Aviária. Isso é verídico?
Entrevistado: Sim, já há casos no Brasil da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves migratórias encontradas no litoral de 9 estados e dois casos em “galinha de quintal”! No entanto não há necessidade de alarde já que o risco para a saúde humana é mínimo. O maior risco para as relações comerciais, caso aconteça um surto em granja comercial, o que não ocorreu. E devemos destacar que o consumo de carne de frango de ovos não apresenta qualquer risco. É saudável comer carne de frango!
Mídia: O que é gripe aviária? Quais são os sintomas?
Entrevistado: A gripe aviária, ou Influenza Aviária, é uma doença viral que leva a sintomas respiratórios principalmente. Nas aves, o vírus de Alta Patogenicida pode levar à morte de plantéis inteiros, por isso o risco da chegada dessa doença em granjas.
Em humano o quadro sintomatológico também é respiratório, mas para o ser humano ser infectado e chegar a óbito é necessário uma conjunto de fatores que dificilmente acontece. No mundo todo não foram registrados mais que 50 mortes.
Mídia: Considerações finais
Entrevistado: Sou muito feliz e realizado em ser Médico Veterinário e creio que deixo transparecer isto já que inspirei outras pessoas a seguirem na profissão, inclusive minha filha Laura. Venho desenvolvendo meu trabalho em várias áreas e vejo sucesso nos resultados: trabalho na mesma empresa privada há 20 anos, sempre tenho clientes à minha procura e ainda cheguei a ser o Vereador mais votado na última eleição justamente por ter uma vida reta, ética produtiva e voltada para a coletividade. Não tenho do que reclamar, só a agradecer, a Deus, a minha família e a meus amigos!
Fonte: Mídia Recôncavo – Raul Castro e Cristhiele Teles
Parabéns,André,pela sua trajetória de vida!
Vc é simplesmente uma pessoa espetacular.
Um forte abraço do seu amigo,Ari de Antista.