Educação e Cultura

Cachoeira: Veja a programação do aniversário de 177 anos da cidade

Cachoeira completa, no próximo dia 13 de março, 177 anos. A cidade foi tombada pelo Instituto do Patrimônio e Histórico Artístico Nacional, em 1971, e passou a ser considerada Monumento Nacional. As casas, igrejas, prédios históricos, dentre outras construções, preservam a imagem do Brasil Império – tempo em que o comércio e a fertilidade do solo fizeram de Cachoeira a vila mais rica, populosa e uma das mais importantes do Brasil, nos séculos XVII e XVIII.

Durante o século XIX, Cachoeira projetou-se na história política do país. As lutas contra a canhoneira portuguesa, a proclamação do príncipe D. Pedro I como Regente, o bombardeio e a resistência (quando surgiu a heroína Maria Quitéria), são fatos que, ainda hoje, enchem de orgulho a população local. Durante a Guerra do Paraguai, a enfermeira cachoeirana Ana Nery alistou-se no exército brasileiro e foi de grande importância no auxílio às tropas. As histórias de glória são tantas que, no tempo do Império, a vila foi congratulada com o título de “Heróica”. No início do século XX, Cachoeira ainda mostrava grande estabilidade econômica. Nessa época, com a fábrica de charutos Dannemann e Suerdieck ainda em atividade, a cidade virou centro de referência na produção fumageira.

Para comemorar os seus 177 anos de elevação a categoria cidade – o ato foi em 13 de março de 1837 – a Prefeitura de Cachoeira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio do Governo do Estado e Secretária de Comunicação do Estado, irão realizar uma grande festa, que vai do dia 13 à 16 de março, com atrações como Psirico, Mariene de Castro, Seu Maxixe e Sine Calmon.

Confira:

Dia 13/03/2014 (quinta-feira)

18h – Samba de Roda Filhos do Caquende

20h – Samba de Roda de Dona Dalva

22h – Mariene de Castro

00h – Samba de Primeira

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo