Mesa de abertura da 10ª edição da Flica reuniu nomes como o rapper MV Bill e as escritoras Cidinha da Silva e Auritha Tabajara
Evento que começou nesta quinta (3), segue até domingo (6). Durante a abertura, a centralidade das manifestações populares e dos povos negros e originários, foram abordados.
A 10ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) começou nesta quinta-feira (3), no recôncavo baiano. A mesa de abertura reuniu nomes da literatura e música contemporâneas, como o rapper MV Bill e as escritoras Cidinha da Silva e Auritha Tabajara. O evento segue até domingo (6).
O lançamento da Flica aconteceu na Tenda Paraguaçu, que tem vista para o rio de mesmo nome e que banha os municípios de Cachoeira e São Félix. Na abertura, o tema deste ano: “Liberdade, Literatura e Brasis”, além da centralidade das manifestações populares e dos povos negros e originários, foram abordados.
Para os adolescentes a programação da Geração Flica ocupa a Fundação Hansen, onde a Secretaria de Educação (SEC) instalou o espaço Educar para Transformar. Recital de poesia, exposição e leitura de cordel de alunos das escolas públicas, samba de roda, dança afro, dança do ventre e coral dos estudantes estão entre as atrações.
Na programação da Tenda Paraguaçu destacaram-se as escritoras Lívia Natália, Calila das Mercês e Luciany Aparecida; a narrativa contemporânea da história política do Brasil, com Mário Magalhães e Guilherme Amado; e a independência de Cuba e da América Latina, com o poeta cubano Yamil Diaz Gomez. Sulivã Bispo, Luana Souza, Amara Moira, Letícia Nascimento, Carla Akotirene, Marcia Kambeba, Bárbara Karine e Tiago Rogério também estão na lista.
A programação completa pode ser acessada no site do evento.
Fonte: G1 Bahia.