Educação e Cultura

Cruz das Almas sedia o II Encontro Regional de Educandos do projeto MOVA Brasil

O II Encontro Regional de Educandos do projeto MOVA Brasil, aconteceu durante a manhã de hoje, segunda-feira (30), na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves, em Cruz das Almas. O projeto tem a parceria da Petrobras, Instituto Paulo Freire e a Federação Única dos Petroleiros. O encontro recebeu o Núcleo de Educandos de Cruz das Almas, coordenado por Edinalva Fiúza e o Núcleo de Educandos de Maragojipe, que agrega as cidades de Governador Mangabeira, Muritiba, Castro Alves, Santo Antônio de Jesus e Maragojipe, coordenado por Fátima Plácido.

No encontro foi discutido sobre a educação no campo e direitos reservados à esse grupo. O momento foi uma oportunidade de discussão para os educandos nos assuntos ligados a educação do campo, direitos e diversidades, alfabetização e educação em suas comunidades. O projeto atende a camada que não foi assistida na época certa de escolarização. O objetivo do projeto é além de alfabetizar jovens, adultos e idosos, também motivar o trabalho e a cidadania neles, a fim de fazer com que o governo note e ouça essa classe.

A coordenadora do projeto MOVA Brasil para o estado da Bahia Claudiane Batista, afirmou que o evento é de muita importância para o governo municipal repensar os investimentos que fazem a esse grupo. “Esse encontro gera documentos que serão enviados às prefeituras abordando os assuntos a serem pensados e melhorados para esse grupo. Além de contribuir com as propostas à serem levadas ao encontro estadual, onde esperamos resultados ainda maiores”, comenta.

O articulador social do projeto Luciomar Machado, funcionário da Petrobras, afirmou que as parcerias da Petrobras, Instituto Paulo Freire e a Federação Única dos Petroleiros, tem ajudado muito no incentivo para a melhoria das condições dessa classe. “Os resultados tem sido referente às ideologias das empresas como, educação transformadora, responsabilidade social e oportunidade à sociedade. Cada etapa vamos aprendendo e transformando naturalmente para melhor. Estamos sempre no processo de transformação.” Informa.

A próxima reunião será no encontro estadual que acontece em outubro, em Feira de Santana. 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo