Política

Lídice garante que PSB não vai discutir eleição de 2022 no momento

Presidente do PSB na Bahia, a deputada federal Lídice da Mata indicou que o partido não pretende discutir a política nacional ou regional no momento. Segundo ela, os socialistas estão focados na discussão do programa partidário, chamado pelo grupo de “autorreforma” do programa. “O primeiro passo do partido, mais importante, é o debate da autorreforma”, sugeriu Lídice, ao tangenciar sobre a discussão sobre eleições de 2022 na Bahia, nesta quarta-feira (21).

Outro membro da legenda, o deputado federal Marcelo Nilo, reclamou da formatação do chamado tripé de apoio ao grupo político do governador Rui Costa, formado por PT, PSD e PP, que já teriam garantido vagas na chapa majoritária do próximo ano (lembre aqui). Conforme entendimento de Lídice, o momento do PSB é para “revisão do seu programa que tem 70 anos de existência”.

POLARIZAÇÃO

Integrante da ala do PSB que simpatiza com a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Lídice reforçou acreditar que o processo eleitoral nacional tende a manter a polarização o petista e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “Acho que essa eleição vai manter a polarização pré-existente. A campanha vai ser realmente polarizada entre a candidatura de Lula e a candidatura de Bolsonaro”, avaliou a parlamentar.

No entanto, Lídice classificou como “natural” a discussão sobre uma eventual terceira via. “Há um esforço imenso de segmentos da direita não antidemocracia, da direita que defende a institucionalidade democrática e que está buscando um terceiro campo. Isso é natural. Acho bom que exista”, ponderou a deputada federal.

O PSB filiou recentemente nomes como o governador do Maranhão, Flávio Dino, e o deputado federal Marcelo Freixo (RJ), ambos com inclinação a apoiar uma nova candidatura de Lula. No entanto, alguns segmentos da legenda, minoritários, flertam com a possibilidade de uma via alternativa a Lula e que abrigue outros setores centro-direita.

Fonte: Bahia Notícias

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo