Política

Inhambupe: Cabeludo de Zé de Zica fala sobre sua parceria com fundação Dr. Jesus

Na manhã desta quinta-feira, 18, a reportagem do Mídia Recôncavo conversou com o jovem Egnaldo Nascimento, conhecido popularmente como Cabeludo de Zé de Zica, da cidade de Inhambupe no nordeste baiano. Com 36 anos de idade, dentre outros assuntos ele relatou a parceria feita recentemente com a Fundação Dr. Jesus, da cidade de Candeias, para ajudar na recuperação de dependentes químicos do seu município.

De acordo com Cabeludo, o que motivou a decisão da parceria foi presenciar o sofrimento de uma amiga, que perdeu seu irmão para o mundo das drogas há poucos dias. “Quando ela me contou o que havia acontecido, internalizei como se aquele problema tivesse acontecido com alguém da minha própria família. As lágrimas escorreram em meus olhos e eu tive que tentar de alguma maneira ajudar, para que outras pessoas que vivenciam o dia a dia com a dependência química não enfrentem o mesmo sofrimento.” Disse.

O município de Inhambupe possui cerca de 40.000 habitantes e assim como todas as cidades pequenas do Brasil enfrentam problemas com a chegada das drogas. “Não é que essa seja uma situação exclusiva do nosso município, é que nenhuma cidade está preparada para gerar soluções rápidas no sentido de evitar os prejuízos que o vício causa para a sociedade. Nós estamos buscando uma alternativa para salvar vidas, ajudar famílias. Evitar que jovens se envolvam no mundo do crime, que crianças cresçam sem a presença dos pais, que mães não chorem pela perda dos filhos. Fui tocado por Deus e vou fazer a minha parte. Sei que não posso fazer isso sozinho, pois a mudança é uma porta que só pode ser aberta de dentro pra fora. A pessoa precisa querer, a família precisa se mobilizar, a sociedade deve abraçar a causa. Quando falamos de vícios, não estão apenas as drogas ilícitas. Existe o álcool, os medicamentos, dentre outros que usados em excesso causa dependência e prejuízo para a saúde.

 

 

Questionado sobre como esse serviço chegará para a população, Cabeludo disse que já conversou com o Pastor Sargento Isidório e seu filho João de Isidório, responsáveis pela Fundação, que garantiram dar acolhimento sempre que forem acionados pelos familiares ou os próprios dependentes químicos. “Essa parceria já tem gerado bons frutos no município vizinho de Alagoinhas através do vereador Oseas Menezes, o que também nos deu uma segurança de que vai funcionar com nossos irmãos inhambupenses. Basta no procurar para que possamos realizar um agendamento na fundação” Relata.

  

Cabeludo de Zé de Zica também falou sobre sua história de vida, que vai de vender geladinho em jogos de futebol a verduras na feira livre da cidade. “Comecei a trabalhar na minha adolescência. Quando vi as dificuldades financeiras que meus pais enfrentavam para nos criar, e principalmente os cuidados mais dedicados aos meus dois irmãos que sofrem desde o nascimento com deficiências físicas e mentais, resolvi botar o pé na estrada e tentar de alguma maneira amenizar o sofrimento da minha família. Vendi geladinho em jogos de futebol, verdura na feira livre da cidade, trabalhei como balconista da padaria do saudoso Dermeval. Logo em seguida recebi a responsabilidade de trabalhar no bar do meu grande amigo Iuri, o qual também sou grato até hoje. Desenvolvi diversos serviços como eletricista da Coelba e hoje graças a Deus trabalho na área de empreendimentos na construção civil. Na vida nada é construído sem esforços. Tudo é consequência da força do nosso querer. E é com esse pensamento que incentivo as pessoas a continuarem lutando por seus sonhos. Com fé em Deus e determinação, pois nada supera a força do trabalho.” Finalzou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo