Polícia

Quilombo ‘Quingoma de Dentro’ em Lauro de Freitas é invadido e incendiado

Na manhã do domingo (14), por volta das 8h30, os moradores da Travessa Maristela, Quingoma de Dentro, Lauro de Freitas, foram surpreendidos por um grupo de homens armados alegando ser da Policia Civil, em companhia de um suposto dono do terreno, em um veículo de cor preta. A área está dentro de um território reconhecido oficialmente como remanescente de quilombo.

Membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Hilton Coelho afirma que os ataques ao Quilombo Quingoma representa “racismo ambiental e omissão do Estado. De forma violenta e covarde derrubaram casas de alvenaria, queimaram barracos, bateram em moradores, sacaram armas e ameaçaram de morte. A comunidade atingida pela violência já prestou queixa policial e aguardamos que todas as medidas sejam tomadas para proteger a população”.

Em nota, a Polícia Civil informou que agentes da 27ª Delegacia Territorial (DT) de Itinga e do Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau) estão realizando investigações para identificar e prender os autores do ataque ocorrido neste domingo. A perícia já foi realizada no local e os moradores do Quingoma serão ouvidos na unidade policial.

 

ASCOM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo