
A produção de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) avançou para o patamar em agosto desde os primeiros dias da pandemia em 2020, conforme indicou pesquisa da Reuters divulgada nesta quarta-feira (31).
Segundo o levantamento, à medida que as instalações da Líbia se recuperaram de distúrbios e os membros do Golfo aumentaram o bombeamento para desfazer um acordo de corte de extração com aliados, isso se refletiu no avanço da produção.
Ainda de acordo com a pesquisa, a Opep bombeou 29,58 milhões de barris por dia (bpd) este mês, crescimento de 690.000 bpd ante julho e o maior nível desde abril de 2020.
A Opep+ vem desfazendo os cortes de produção realizados no ano da pandemia e a produção está abaixo dos aumentos prometidos pela Opep+ há meses.
O último incremento, segundo a Opep+, para desfazer totalmente os cortes de 2020 era aumento de 648.000 bpd em agosto de todos os membros da Opep+, incluindo cerca de 413.000 bpd dos dez países participantes da Opep.
A produção dos integrantes do grupo ficou 1,4 milhão de bpd abaixo da meta de agosto, contra um déficit de 1,3 milhão de bpd em julho.
Fonte: bahia.ba