MundoNotícia

Suécia e Finlândia entregam pedido formal para admissão na Otan

Entrada dos dois países na aliança militar tem resistência da Turquia

Após expressar o desejo de integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), os governos da Suécia e da Finlândia entregaram, nesta quarta-feira (18), o pedido formal para a admissão na aliança militar liderada pelos Estados Unidos.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, a inscrição foi motivada pela invasão russa na Ucrânia, que tem como objetivo, justamente, manter o país liderado por Volodymyr Zelensky fora da Otan e, consequentemente, impedir o avanço das forças ocidentais junto às fronteiras da Rússia.

Ainda segundo a publicação, o pedido para a entrar no bloco militar rompe 213 anos de neutralidade da Suécia e 75 anos da Finlândia.

Apesar da Otan garantir que vai acelerar o processo de avaliação – que em tempos normais poderia levar até dois anos – a admissão dos dois países, no entanto, encontra resistência da Turquia, que tem poder de veto de novos sócios e já se posicionou contra. O líder turco Recep Tayyip Erdogan diz não aceitar a entrada porque os países protegem opositores de seu governo e aplicam embargo de armas a ele.

Fonte: Bahia.ba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo