O título da Copa do Nordeste conquistado pelo Fortaleza diante do Sport, no último domingo (3), consolidou os cearenses como a força mais ascendente do futebol da região nos últimos anos. O gol de Yago Pikachu garantiu o bicampeonato do Leão do Pici — o primeiro troféu foi conquistado em 2019, sob batuta do técnico Rogério Ceni.
Embora ainda esteja longe dos principais campeões do torneio (Bahia e Vitória lideram com quatro títulos, cada), os clubes cearenses estabeleceram uma hegemonia recente na competição. Nas últimas quatro edições, os cearenses estiveram nas quatro finais, perdendo apenas em 2021, quando o Bahia venceu o Ceará em pleno Castelão, nos pênaltis.
Em 2019, deu Fortaleza. E em 2020, o Ceará já havia vencido o tricolor baiano na final. Ao todo, Fortaleza e Ceará têm dois títulos cada e são os dois únicos representantes do Nordeste na Série A do campeonato brasileiro.
No histórico geral, entre estados campeões da Copa do Nordeste, a Bahia lidera com 8 títulos (dividos pela dupla Ba-Vi). Na sequência está Pernambuco, com 4 (três do Sport e um do Santa Cruz), agora empatado com o Ceará, também com quatro.
Fonte: Metro1