Geral

BA-026: Buracos, sem acostamento e animais na pista, denunciam moradores de Amargosa

 Amargosa (a 200 km de Salvador), no Recôncavo da Bahia, e quem trafega pela BA-026, estrada que liga o município a Santo Antônio de Jesus e é via de acesso à São Miguel das Matas, Elísio Medrado, Varzedo e Santa Terezinha reclamam dos problemas estruturais da via, que está cheia de buracos, sem acostamento e com animais na pista levando perigo aos motoristas e moradores da região.

A estrada é bastante movimentada, principalmente no período das festas juninas e é a principal via de escoamento de produtos para Salvador e cidades vizinhas. O trecho mais precário está entre Amargosa e Santo Antônio de Jesus. Muitos buracos, falta de acostamento e de sinalização horizontal e vertical. O tempo de viagem entre Amargosa e a BR-101, que deveria durar 30 minutos, está sendo feito em, no mínimo, uma hora, por causa das condições da estrada.

Após protestos de moradores da região,  recentemente a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) realizou uma operação tapa buraco.  Foram feitos cortes no asfalto, mas o serviço não foi concluído, aumentando os riscos para quem trafega diariamente pela BA-026.

Segundo informou a Assessoria de Comunicaçao da Seinfra ao AnB, o  projeto para serviços de restauração na BA-026, da BR-101 até Amargosa, e da BA-046, de Amargosa até a BR-116, está em fase de elaboração. Na região, o consórcio CONVALE realizou neste semestre serviços de manutenção na BA-026, entre Amargosa e BA-539 e de Amargosa até Brejões, e na BA-046, que liga Amargosa a Milagres.

Porém, as reclamações e protestos dos moradores da região são constantes. Em junho deste ano, quando houve vários protesto e cobranças, o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcante, afirmou que o projeto do anel viário no entorno de Amargosa já estava sendo elaborado e que o processo licitatório para a recuperação da BA 026, que liga Amargosa a BR 101, na altura de Santo Antônio de Jesus, começaia  em breve, mas não informou datas.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo