Geral

Perigo: Óculos de camelôs são um risco à visão

Não importa a estação: os cuidados com os olhos devem ser mantidos em qualquer  época do ano. No entanto, seja para estar na moda  ou apenas para economizar, muita gente aposta na diversidade de modelos  dos óculos  vendidos  no mercado informal. No entanto,  especialistas alertam que as lentes escuras precisam ter qualidade para impedir que a radiação entre nos olhos. Caso contrário, “os danos podem ser até maiores do que os sofridos por quem não usa óculos nunca”, diz o oftalmologista e vice-diretor do Hospital Santa Luzia, Alexandre Príncipe.

De acordo com o especialista, além de não filtrarem o espectro total dos raios UVA e UVB, os óculos de baixa qualidade não oferecem garantia de proteção. “Quando estamos no escuro, nossa pupila se dilata para facilitar a entrada de luz. A mesma coisa acontece quando utilizamos óculos com lentes escuras. Exatamente por esta razão, os óculos escuros de baixa qualidade podem ser danosos porque, além de não protegerem dos raios ultravioletas, dilatam a pupila, ampliando o campo de entrada para estes mesmos raios” alertou.

Devido a falta de garantia na fabricação, outro risco é o de apresentarem graus ou desníveis nas lentes, o que obriga o olho a gastar energia para corrigir a visão errada (ou “torta”) provocada por elas. Os raios ultravioletas são radiações eletromagnéticas não perceptíveis aos nossos olhos, assim como os raios infravermelhos. A radiação UVA está mais relacionada ao envelhecimento, enquanto a radiação UVB, às queimaduras de pele.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo