Geral

Por respiro na articulação, PMDB impõe lista de cargos ao Planalto

Na medida em que os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), se empenham em pautar propostas contrárias ao interesse do Planalto no Congresso, peemedebistas têm insistido em apresentar à articulação do governo a lista com reivindicações de cargos considerados estratégicos para a legenda. Da fatura, constam algumas prioridades do partido, entre elas a “joia da coroa”, como é chamada pelos peemedebistas, a diretoria de Abastecimento da Petrobras.

O cargo é ocupado atualmente José Carlos Cosenza. De acordo com petistas, apesar da insistência dos peemedebistas, a presidente já negou esse pedido em conversas anteriores.

O Planalto, no entanto, contemplou outros pleitos do PMDB, em meio às discussões sobre a votação da proposta que torna o obrigatório o pagamento das emendas parlamentares na Câmara. O titular da Secretaria de Defesa Agropecuária, órgão do Ministério da Agricultura (MAPA), Ênio Marques, foi exonerado do cargo na quarta-feira (15). Assumiu o cargo o advogado Rodrigo Figueiredo.

 

A troca ocorreu uma semana depois da reunião que fechou o acordo e contou com a participação do vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP), o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo