Sento Sé: Estudantes da zona rural vivem a emoção de conhecer o mar e pisar na areia da praia pela primeira vez

Dezoito estudantes da Escola do Campo Sala Avançada Dom Pedro II, unidade municipal localizada no povoado de Sanharó, na zona rural do município de Sento Sé (a 689 km de Salvador), escreveram cartas para o governador Rui Costa solicitando apoio para que pudessem conhecer o mar e visitar a capital da Bahia, com o apoio da professora Josina Cerqueira. A experiência aconteceu na manhã desta quinta-feira (29), no Porto da Barra.
“Era meu sonho conhecer o mar de perto, porque eu só via na televisão e nas fotos. Ele é muito grande e a água é mesmo salgada”, constatou Raniel Amaral, 8 anos.
Dupla emoção também viveu Adriana Rocha, que é mãe de Raniel. Assim como o filho, esta foi a primeira vez que ela viu o mar. “Estou muito feliz com esta oportunidade única e agradeço muito ao governador Rui Costa por ter feito isso por nossos filhos. Isso vai ficar marcado na vida deles para sempre e, também, na minha, porque também estou realizando um sonho junto com ele”, afirmou.
A professora Josina Cerqueira falou como surgiu a ideia das cartas. “Os levei para conhecer um rio próximo da cidade e eles questionaram qual era a diferença entre rio e mar e, isso, me sensibilizou muito. Foi aí que eu tive a ideia de enviar as cartas dos estudantes e, hoje, estamos aqui mostrando que eles não devem desistir de sonhar e, sim, correr atrás de seus sonhos. Além de funcionar como uma aula de história, o passeio também é uma grande experiência de vida para eles”, disse a educadora.
Na programação do intercâmbio, que segue até esta sexta (30), eles farão um tour pela história e cultura de Salvador e da Bahia ao visitarem diversos pontos turísticos e históricos como Farol da Barra, Jardim Zoológico, Mercado Modelo, Igreja do Bonfim, Santuário Irmã Dulce e Pelourinho. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado, visa o fortalecimento da Educação do Campo, ao elaborar e executar ações voltadas para os povos do Campo e Quilombolas, além do fortalecimento do regime de colaboração com os municípios.
ASCOM