Eventos

Festa D’Ajuda movimenta turismo religioso na região do Recôncavo

Cidade que respira história e cultura, o município de Cachoeira, um dos principais destinos do turismo religioso da Bahia, realiza a Festa D’Ajuda a partir de domingo (9). O evento, que acontece há mais de 400 anos, atrai devotos católicos, principalmente do Recôncavo, até o dia 25 próximo. 

Unindo o sagrado e o profano, com tríduo, procissão, missa, fanfarras, terno e samba de roda, a programação será aberta com o Bando Anunciador, às 10h, com um desfile na Praça Maciel, seguido de charangas e caminhões alegóricos. Após uma pausa, a festa é retomada na madrugada do dia 15, com o Terno do Silêncio, que, ao contrário do nome, desfila ao som das fanfarras, acompanhado pelo público, numa alegre algazarra. 

O ponto alto é no dia 23, quando a festa chega a reunir cerca de 15 mil visitantes. Nesse dia, no Largo D’Ajuda, acontecem shows de grupos de samba de roda da cidade e apresentação do Terno da Alvorada. A criatividade dos participantes na hora de montar as fantasias – como homens travestidos, ‘cabeçorras’ e pierrôs -, é o que mais chama a atenção dos visitantes. 

Ocupação 

Uma das figuras mais aguardadas é o mandu, personagem que se apresenta com uma vestimenta formada por um cabo de vassoura atravessado nas costas, um paletó velho, um lençol amarrado da cintura à cabeça, além de anáguas e uma peneira. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, José Luiz Bernardo, a rede hoteleira da cidade, que conta, em média, com 750 leitos, atinge, 90% de ocupação nesse período. 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo