Entretenimento

Estudantes do Campus Santo Amaro são premiados no V Encontro de Jovens Cientistas

O jogo O caçador de elementos químicos, projeto desenvolvido por Felipe Araújo, Marcelo Sant’Anna, Eliomar Reis e Renan Muniz, estudantes do IFBA Campus Santo Amaro, e orientado pela professora Adriana Vieira, foi aprovado no V Encontro de Jovens Cientistas (EJC), realizado entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, na Universidade Federal da Bahia.

O EJC consiste em um evento no qual estudantes de escolas públicas e particulares podem apresentar trabalhos com temas de interesse próprio, que envolvam as ciências sociais, humanas, exatas ou naturais.

Para Felipe, a premiação foi bastante significativa, por ter conferido notabilidade ao projeto. “A premiação para a gente foi muito importante, pois tornou o nosso trabalho visível. Nós tínhamos um projeto desenvolvido no campus e não tinha visibilidade nenhuma, e a premiação trouxe essa visibilidade”, afirmou o estudante do 3º ano do Curso Técnico em Informática.

Marcelo, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Informática, deseja “que a premiação sirva como incentivo para outros estudantes, estimulando a participação e o desenvolvimento de projetos no campus”. O estudante de TI conclui dizendo que “é satisfatório saber que o trabalho está dando certo e que outras pessoas estão sendo beneficiadas com esta iniciativa. Isso nos motiva ainda mais a continuar nossas pesquisas”.

A professora de química e orientadora da pesquisa, Adriana Vieira, destacou que o projeto está sendo fundamental para o aperfeiçoamento intelectual, tanto das pessoas que jogam, como para os envolvidos no desenvolvimento do jogo. “O jogo contribui no aprimoramento dos conhecimentos do usuário, e daqueles que estão no desenvolvimento da ferramenta educativa. Os orientandos estão aprendendo química de uma outra forma, não é mais aquela química de sala de aula, de quadro, do professor falar. É a química do fazer”, constatou a orientadora do projeto.

O jogo O caçador de elementos químicos

O jogo proporciona a alunos do ensino fundamental e a todos que desejam estudar química, uma maneira fácil e divertida de aprender o conteúdo da tabela periódica, além de possibilitar a relação dos elementos químicos com circunstancias cotidianas.

O V Encontro de Jovens Cientista

Este ano, o EJC reuniu cerca de 500 pessoas, entre estudantes, professores orientadores e ouvintes, e 26 instituições de ensino público e privado. Entre as modalidades para inscrição de trabalhos estão: vídeo com celular, peça teatral, jogo eletrônico ou de tabuleiro, experimento, apresentação oral, concurso de fotografia e concurso de página em rede social.

Confira a lista completa dos trabalhos aprovados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo