Educação e Cultura

Portaria do MEC determina que Enem seja obrigatório para conseguir o Fies

Foi publicado no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (26), uma portaria do Ministério da Educação (MEC) que torna o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obrigatório para os candidatos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), professores de escolas públicas e alunos formados no ensino médio até 2010. A nova regra passa a valer a partir de primeiro de janeiro de 2016.
 
A portaria determina que "a seleção dos estudantes aptos para a contratação do financiamento do Fies, a partir do primeiro semestre de 2016, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem". 
 
A partir do próximo ano, apenas candidatos que tiverem obtido o mínimo de 450 pontos na prova e não tiverem zerado a redação vão poder se candidatar ao crédito estudantil pelo Fies. Antes da portaria, os alunos que concluíram a formação no ensino médio até 2010 e os professores de escolas públicas não precisavam prestar o exame. 
 
Inscrições
As inscrições para o Enem 2015 já estão abertas e podem ser feitas através do site do Inep. As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 63.      

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo