Educação e Cultura

Cruz das Almas: Município tem feriado na próxima quarta (20), em comemoração ao Dia da Consciência Negra

As comemorações nacionais do Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de novembro – completam 35 anos em 2013. No ano passado, dados da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) apontam que mais de 1.000 cidades no Brasil tiveram feriado nessa data.

O município de Cruz das Almas foi o primeiro da Bahia que aderiu a data como feriado municipal. O Projeto de Lei Nº 080/09, do vereador  Zé Raimundo foi sancionado  pelo  então  prefeito  Orlandinho em 2010, a partir daí Cruz das Almas é mais um dos municípios Brasileiros que param suas atividades com o objetivo de cumprir projetos em comemoração a data. Leia mais.

O 20 de novembro foi consagrado por representantes e lideranças do movimento negro brasileiro como o dia de homenagem à imortalidade de Zumbi dos Palmares (1655-1695) e os ideais de liberdade que simbolicamente o líder negro representa. A ideia foi discutida, em 1971, por iniciativa do Grupo Palmares, de Porto Alegre, e assimilada, em 1978, durante o Congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, mais tarde rebatizado Movimento Negro Unificado (MNU).

Desde então, teve início a luta da comunidade negra pelo reconhecimento de Zumbi como herói nacional, ainda hoje considerado por muitos como um símbolo “perigoso”, devido à sua capacidade, ainda que simbólica, de recuperar o negro como agente histórico em busca da própria liberdade. Reportagem: Anderson Bela – Mídia Recôncavo.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo