Educação e Cultura

Cachoeira: Exposição fotográfica retrata a fé de um povo nordestino

Para a Igreja Católica, Padre Cícero era um insubmisso. Para os coronéis, um aliado. Para os políticos, uma ameaça. Mas para o povo do Cariri, ele era um padrinho, ou melhor, “Padim”. Entre os dias 15 e 30 de outubro, no Núcleo de Memória e Documentação (NUDOC), em Cachoeira, acontece exposição Padim, fruto de três anos de pesquisa do fotógrafo Vinicius Xavier.

A romaria de Padre Cícero que acontece há mais de 100 anos no final do mês de outubro, em Juazeiro do Norte, no Ceará, foi o cenário escolhido pelo fotógrafo durante 3 anos consecutivos de pesquisa, iniciada em 2010. A exposição PADIM, com 16 fotografias, é a síntese de mais de 129gb (além de alguns rolos de filmes) de imagens coletadas durante esse período.

Para criar uma aproximação ainda maior com o clima da romaria, o fotógrafo preparou um áudio editado com cânticos e benditos dos próprios romeiros, que foram captados durante suas pesquisas fotográficas. A mostra começa sua jornada na cidade de Cachoeira, depois passará uma temporada MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Feira de Santana e depois segue para a Galeria ALMA, em Salvador.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo