Destaque

Alvo da Operação Overclean, empresário afirma ter “comprado” mais de 50 prefeitos na Bahia

Mensagens atribuídas a Evandro Baldino do Nascimento estão sob análise da Polícia Federal e integram investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro.

Mensagens atribuídas ao empresário Evandro Baldino do Nascimento, alvo da Operação Overclean, indicam que ele teria afirmado ter “comprado” mais de 50 prefeitos na Bahia. O conteúdo foi revelado com exclusividade pela coluna Mirelle Pinheiro e passou a integrar os inquéritos conduzidos pela Polícia Federal.

Nos diálogos, Baldino afirma que “já fez 38 municípios” e que estaria avançando para outros 60, em referência a supostas negociações com gestores municipais. Conforme as mensagens, os repasses teriam sido realizados por meio de depósitos fracionados em dinheiro, direcionados a contas indicadas pelos próprios prefeitos.

Em uma das conversas, o empresário troca mensagens com o prefeito de Riacho de Santana (BA), João Vitor, que também é investigado na operação. Baldino questiona sobre “como mandar a encomenda” e, na sequência, envia imagens de comprovantes bancários. O prefeito chegou a ser afastado do cargo por decisão judicial, mas retornou após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele nega irregularidades e afirma confiar no esclarecimento dos fatos.

As mensagens passaram a compor o conjunto de elementos analisados pela Polícia Federal, que apura suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, fraude em licitações e desvio de emendas parlamentares.

Evandro Baldino é ex-presidente da Câmara de Vereadores de Várzea do Poço (BA) e sócio da Construtora Impacto, empresa que foi alvo de mandados de busca e apreensão na quinta fase da Operação Overclean.

As investigações seguem em andamento.

Por Ana Almeida / 12/02/2026 às 08:45

Imagem: divulgação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo