Mais de 500 mil estudantes garantem matrícula na rede estadual

SEC orienta famílias que perderam o prazo principal a procurar diretamente as unidades escolares.
A matrícula para o ano letivo de 2026 na rede estadual da Bahia chegou ao último dia com saldo considerado positivo. Até esta terça-feira (20), 532.369 estudantes já haviam garantido suas vagas, consolidando a permanência de crianças, jovens e adultos nas unidades escolares em todo o Estado.
Para estudantes e famílias que não realizaram o procedimento no período principal, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) orientou que o atendimento será mantido diretamente nas escolas. Assim, bastará comparecer à unidade estadual desejada, munido da documentação exigida e, havendo vaga disponível, efetivar a matrícula.
A SEC informou ainda que a rede tem capacidade para atender integralmente a demanda do Ensino Médio em todo o território baiano. No Ensino Fundamental, o atendimento ocorre de forma articulada com as prefeituras, especialmente nos municípios em que as redes municipais não conseguem absorver toda a procura. Dessa forma, a cooperação entre os sistemas de ensino é fortalecida.
Para a diretora de Atendimento à Rede Escolar da Superintendência de Gestão da Informação Educacional da SEC, Eliana Carvalho, o resultado foi considerado altamente satisfatório. “Consideramos que a matrícula foi um sucesso absoluto, com a utilização da plataforma de serviços ba.gov.br, que representa um importante avanço na modernização da gestão pública educacional. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Estado com a garantia do acesso democrático, isonômico e transparente aos serviços educacionais, promovendo mais conforto, agilidade e dignidade às famílias baianas. As escolas estaduais estão preparadas para acolher os estudantes, no dia 9 de fevereiro”, afirmou.
Por Ana Almeida / 21/01/2026 às 20:00
Foto: André Fofano/SEC






