Curso de Medicina da UFRB em SAJ entra na lista de graduações punidas após baixo desempenho no Enamed

Doze cursos baianos receberam nota insatisfatória e terão restrições no Fies e abertura de vagas.
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus de Santo Antônio de Jesus, obteve nota 3 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), enquanto outros cursos de Medicina da Bahia sofrerão punições após baixo desempenho. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Dos 26 cursos avaliados no estado, 12 receberam nota 2, classificação considerada insatisfatória pelo Inep. Entre as sanções previstas para essas instituições estão restrições no acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e suspensão da abertura de novas vagas.
Em todo o país, 351 cursos de Medicina foram avaliados e aproximadamente 30% tiveram desempenho ruim. Desses, 24 receberam nota 1, a mais baixa da escala. Na Bahia, não houve registros desta pontuação.
Segundo o Inep, cerca de 89 mil estudantes participaram do exame, sendo 39 mil concluintes. Entre eles, apenas 67% alcançaram o chamado “resultado proficiente”, que indica domínio suficiente dos conteúdos. Os demais, cerca de 13 mil alunos, ficaram abaixo do esperado.
Destaque, SAJ, Santo Antônio de Jesus
UFRB de santo Antônio de Jesus – Imagem: reprodução






