Destaque

Estados Unidos suspendem emissão de vistos para cidadãos brasileiros.

A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas mais rígidas adotadas pelo governo de Donald Trump em relação à imigração.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos decidiu suspender o processamento de vistos para 75 países, segundo informou a emissora Fox News com base em documentos internos do órgão. A informação foi confirmada à BBC News Brasil por uma fonte ligada ao Departamento de Estado. De acordo com a Fox, o Brasil estaria entre os países atingidos pela medida, embora essa informação ainda não tenha sido confirmada de forma independente.

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil confirmou à BBC News Brasil que haverá a suspensão do processamento de vistos para 75 países, mas destacou que ainda aguarda a divulgação dos detalhes oficiais sobre a decisão. Até o momento, não está claro se a medida abrange todos os tipos de visto ou apenas os de imigração.

Segundo a Fox News, além do Brasil, a lista inclui países como Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen. A suspensão deve entrar em vigor a partir de 21 de janeiro e permanecerá por tempo indeterminado, enquanto o Departamento de Estado realiza uma reavaliação dos procedimentos de triagem e verificação.

O memorando obtido pela emissora orienta ainda que funcionários de consulados americanos nos países afetados neguem vistos com base na legislação vigente durante o período de revisão. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas mais rígidas adotadas pelo governo de Donald Trump em relação à imigração.

De acordo com a Fox, a decisão busca impedir a entrada de estrangeiros que possam se tornar um encargo para os cofres públicos dos Estados Unidos. Em comunicado citado pela emissora, o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, afirmou que o órgão utilizará sua autoridade para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que possam depender de programas de assistência social.

Em dezembro, o governo americano já havia anunciado a suspensão de pedidos de imigração de cidadãos da Venezuela, Cuba, Haiti e de outros 16 países não europeus. A nova medida representa um endurecimento ainda maior da política migratória no segundo mandato de Trump, que tem defendido deportações em massa, a redução drástica do número de refugiados e o reforço das ações de fiscalização conduzidas pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).

Esse aumento da repressão tem provocado reações e protestos. Na semana passada, a morte de uma mulher de 37 anos durante uma ação do ICE em Minneapolis gerou indignação. Segundo autoridades federais, ela teria avançado com o carro contra agentes, versão contestada pelo prefeito da cidade, que classificou a ação policial como imprudente.

Por Reizimare Lordelo / 14/01/2026 às 14:55

Foto oficial do 47º presidente dos Estados Unidos da América

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo