Destaque

Presidente interina da Venezuela diz que quer trabalhar “junto” com os Estados Unidos.

Delcy Rodríguez defendeu cooperação entre os países após a ausência de Nicolás Maduro, capturado pelos EUA durante ataque em Caracas. 

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou que pretende trabalhar “junto” com os Estados Unidos em uma “agenda de cooperação, orientada para o desenvolvimento compartilhado, dentro da estrutura do direito internacional”, após a ausência do presidente venezuelano Nicolás Maduro, capturado pelos EUA durante um ataque militar na madrugada de sábado (3), em Caracas.

“Consideramos prioritário avançar rumo a uma relação internacional equilibrada e respeitosa entre os Estados Unidos e a Venezuela, e entre a Venezuela e os países da região, baseada na igualdade soberana e na não interferência”, afirmou Delcy em mensagem divulgada nas redes sociais.

Com a ausência de Nicolás Maduro, Delcy Rodríguez, vice-presidente titular do país, passou a ser considerada a governante em exercício da Venezuela. Os Estados Unidos acusam Maduro de conspiração para praticar narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína para os EUA, uso de armas de guerra em crimes de tráfico e conspiração armada ligada ao narcotráfico.

Neste domingo (4), Delcy recebeu apoio das Forças Armadas da Venezuela. O presidente americano, Donald Trump, já se referiu à vice-presidente titular como líder em exercício do país, embora tenha afirmado que, se o governo venezuelano “não se comportar”, os Estados Unidos podem realizar um novo ataque contra o território da Venezuela.

Leia a íntegra da declaração, traduzida para o português:

“Mensagem da Venezuela ao mundo e aos Estados Unidos

A Venezuela reafirma seu compromisso com a paz e a coexistência pacífica. Nosso país aspira a viver sem ameaças externas, em um ambiente de respeito e cooperação internacional. Acreditamos que a paz global se constrói garantindo, primeiro, a paz de cada nação.

Consideramos prioritário avançar rumo a uma relação internacional equilibrada e respeitosa entre os Estados Unidos e a Venezuela, e entre a Venezuela e os países da região, baseada na igualdade soberana e na não interferência. Esses princípios norteiam nossa diplomacia com o resto do mundo.

Estendemos um convite ao governo dos EUA para trabalharmos juntos em uma agenda de cooperação, orientada para o desenvolvimento compartilhado, dentro da estrutura do direito internacional, e para fortalecer uma coexistência comunitária duradoura.

Presidente Donald Trump: nossos povos e nossa região merecem a paz e o diálogo, não a guerra. Essa sempre foi a posição do presidente Nicolás Maduro e é a de toda a Venezuela neste momento. Essa é a Venezuela em que acredito, à qual dediquei minha vida. Meu sonho é que a Venezuela seja uma grande potência onde todos os venezuelanos de bem estejam unidos.

A Venezuela tem direito à paz, ao desenvolvimento, à soberania e a um futuro.

Delcy Rodríguez, presidente interina da República Bolivariana da Venezuela”

Por Kaylan Anibal / 05/01/2026 às 08:00

Foto: Redes Sociais / Delcy Rodríguez

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo