Casos suspeitos de intoxicação por metanol em investigação na Bahia são descartados.

Estado já tinha confirmado outros sete casos e uma morte.
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou, nesta segunda-feira (5), que os três casos suspeitos de intoxicação por metanol foram descartados. Ao todo sete casos foram confirmados no estado e uma morte foi registrada na sexta (2).
Agora, de acordo com a Sesab, sobe para oito o número de casos registrados como suspeitos e que já foram descartados.
A pasta estadual afirmou também que, em parceria com o Ministério da Saúde e com as secretarias municipais de saúde, está desenvolvendo ações de vigilância à saúde e no reforço de conscientização e cuidados preventivos à população, para evitar novos casos.
A morte registrada no estado foi de Vinícius Oliveira Vieira, uma das sete vítimas de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal, no interior da Bahia. Ele estava internado no Hospital Couto Maia, em Salvador.

Morreu, na sexta-feira (2), Vinícius Oliveira Vieira, uma das vítimas de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal, no interior da Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais
A confirmação dos primeiros casos na Bahia aconteceu em 31 de dezembro de 2025, após um laudo pericial emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) constatar a presença de metanol em bebidas alcoólicas apreendidas na cidade de Ribeira do Pombal, e também nas amostras de sangue de sete pacientes hospitalizados com sintomas de intoxicação.
A Polícia Civil, em conjunto com a Secretaria de Vigilância Sanitária do município, realizaram a lacração do depósito de bebidas onde o material foi comprado. Conforme apuração da TV Bahia, outros dois estabelecimentos da cidade tiveram bebidas apreendidas.
Empresário, solteiro e sem filhos: Saiba quem era homem que morreu por intoxicação por metanol no interior da Bahia
Dos sete intoxicados em Ribeira do Pombal, seis consumiram drink com vodca em uma festa de noivado. Vinícius comprou bebida alcoólica no mesmo depósito no dia anterior e não estava no evento. Ele foi a primeira pessoa a passar mal.
Lais Santana Dias, Maria Clara Nascimento de Souza, Maria Viviana Santos Almeida e Josefa Soares de Almeida, que estavam internadas no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, receberam alta, após apresentarem melhora no quadro clínico.
Outras duas pessoas, que apresentaram estado de saúde mais grave, foram transferidas para Salvador e estão internadas no Hospital Couto Maia. São elas: Edicleia Andrade de Matos, madrasta da noiva, que encontra-se intubada, e Daniele Barbosa do Carmo Matos, prima do noivo.
As bebidas que causaram intoxicação por metanol em sete pessoas foram compradas no mesmo depósito de bebidas de Ribeira do Pombal.
Em entrevista à TV Bahia, o subsecretário da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Paulo Barbosa, afirmou que esta foi a única ligação entre as sete pessoas intoxicadas, uma vez que seis delas consumiram a bebida em uma festa de noivado e, a sétima, um dia antes do evento.
“O que havia em comum em relação às duas histórias: a do indivíduo que fez consumo isolado e o grupo que estava nessa festividade, é que ambos consumiram a mesma bebida – um determinado tipo de vodka – vendida pelo mesmo distribuidor. Esse foi um elo de ligação entre as duas situações”, detalhou.
O metanol é uma substância altamente tóxica, capaz de provocar intoxicação grave, lesões severas e risco de morte.
Após a divulgação do resultado, a prefeitura de Ribeira do Pombal determinou a proibição temporária da comercialização e consumo de bebidas alcoólicas destiladas. Por meio da ampliação do decreto n.º 081/2025, a gestão municipal também proibiu o fornecimento e distribuição deste tipo de bebida.
Por g1 BA e TV Bahia






