Mudança na CNH: teste de meia embreagem deixa de ser obrigatório na prova prática.

Ministro dos Transportes anuncia nova regra para o exame de direção e confirma reteste gratuito para candidatos reprovados uma vez.
A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Brasil deixa de ser obrigatório o teste de meia embreagem em ladeiras durante a prova prática. O anúncio foi feito pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho, nesta quarta-feira (10), durante o programa Bom Dia, Ministro.
Ele também informou que candidatos reprovados na primeira tentativa poderão refazer o exame prático gratuitamente uma única vez. Segundo o ministro, algumas exigências da avaliação contribuíam para um “ambiente de reprovação” nos testes.
“Nós acabamos com aquele teste sumário. Antes era assim: se esquecesse de ligar a seta, era reprovado. Se alguém esquecer, isso não vai ser um drama tão grande para fazer um novo processo. Tiramos também a rampa, o controle de embreagem”, afirmou.
A manobra de controle de embreagem consistia em manter o veículo parado em uma rampa apenas com o ponto de meia embreagem e a aceleração. De acordo com o ministro, o Ministério dos Transportes recebeu denúncias de que instrutores alteravam a calibragem dos pneus para dificultar a manobra, o que aumentava o número de reprovações.
“A pessoa ia fazer e, quando estava naquela rampinha, o carro morria e o candidato era reprovado. Então, o ambiente da reprovação é horrível porque estimula as pessoas a dirigir sem carteira”, acrescentou.
O reteste gratuito para quem for reprovado uma vez faz parte do pacote de mudanças que visa facilitar o processo de obtenção da CNH. Renan Filho também afirmou que, futuramente, as provas práticas poderão ser realizadas em veículos automáticos ou nos próprios carros dos candidatos. Os prazos ainda não foram definidos, pois os departamentos estaduais de trânsito devem concluir as adaptações em cerca de 15 dias.
A resolução que altera as exigências da CNH foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no dia 1º de dezembro. As novas regras simplificam etapas, retiram a obrigatoriedade de autoescola e ampliam as formas de preparação, incluindo curso teórico gratuito e digital. Segundo o Governo Federal, o custo total da habilitação pode ser reduzido em até 80%.
Por Kaylan Anibal / 11/12/2025 às 10:30
Foto: Canva






