Destaque

“Heil Hitler. Vou fazer um massacre aí”: PF investiga homem que ameaçou a UFRB e outras universidades baianas.

Suspeito enviou e-mails com apologia ao nazismo a instituições da Bahia e pode pegar mais de 12 anos de prisão.

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (4), a Operação Valquíria para investigar um homem que enviou e-mails com ameaças de ataques e apologia ao nazismo a universidades federais de vários estados, incluindo três na Bahia. As informações são do site Correio.

Em mensagens enviadas em março deste ano, o suspeito afirmou: “Heil Hitler. Vou fazer um massacre aí. Viva o nazismo”, provocando alerta em instituições como a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).

A Ufob acionou a PF após receber o conteúdo. Nesta quinta, agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte (MG), expedidos pelo Juízo da Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Barreiras (BA). Segundo a corporação, o investigado possui antecedentes por ameaças cibernéticas e mantinha em casa simulacros de armas e objetos com simbologia extremista. Ele criava contas exclusivas para enviar os e-mails e utilizava VPN para dificultar a identificação.

As investigações continuam para esclarecer completamente o caso. O suspeito pode ser condenado a mais de 12 anos de prisão. A Ufob confirmou ter acionado a polícia. Já a UFRB e a Ufba informaram não possuir detalhes sobre as ameaças.

Por Redação Souza / 04/12/2025 às 14:45

Foto: Divulgação / UFRB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo