Nanan vai responder em liberdade, mas está proibido de atuar com rifas e usar redes sociais.

Após determinar a soltura do rifeiro José Roberto Nascimento dos Santos, o Nanan Premiações, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que o investigado vai responder ao processo em liberdade, mas cumprindo medidas cautelares rígidas. O repórter Leonardo Valente, do Blog do Valente, apurou que, entre elas, a proibição de atuar em rifas, sorteios ou qualquer modalidade de jogo de sorte, além da restrição total ao uso de redes sociais.
A decisão que o Blog do Valente teve acesso na noite desta quinta-feira (27), assinada pelo ministro Reynaldo Soares, substituiu a prisão preventiva decretada em abril deste ano, durante a Operação Falsas Promessas 2. Na ocasião, Nanan foi preso pela Polícia Civil da Bahia em uma ação que mirou supostos grupos envolvidos na exploração de rifas ilegais, apontadas como instrumento para movimentação de dinheiro ligado ao tráfico de drogas.
As investigações indicam que as rifas eram divulgadas e impulsionadas principalmente por redes sociais, usadas para conferir aparência de legalidade ao esquema. Por isso, a proibição de acesso às plataformas digitais foi considerada essencial para evitar a continuidade das práticas investigadas. O Blog do Valente confirmou que as medidas cautelares ainda serão detalhadas pelo juízo de primeiro grau.
Deflagrada em diversas cidades do estado, a operação cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão, marcando a segunda fase da ofensiva que tenta desarticular toda a cadeia da suposta atividade criminosa. Mesmo com a soltura, Nanan permanece como investigado e deve cumprir as restrições impostas enquanto o caso segue em apuração.
Por Kaylan Anibal / 28/11/2025 às 06:30
Foto: Reprodução / Redes Sociais






