Enem: veja estratégias para administrar o tempo durante a prova e evitar desespero.

Professores dão dicas sobre como planejar a resolução, quando fazer pausas e o momento ideal para escrever a redação. Exame será aplicado no próximos dois domingos, 9 e 16 de novembro.
Quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dois domingos, 9 e 16 de novembro, já sabe que a prova envolve concentração e estratégia. Mais do que dominar os conteúdos estudados, saber administrar o tempo é essencial para garantir um bom desempenho. ⏳
Relembre a divisão da prova:
- 1º dia de Enem: máximo de 5h30 para resolver 90 questões objetivas (45 de Linguagens e 45 de Ciências Humanas), mais a redação;
- 2º dia de Enem): máximo de 5h para resolver outras 90 questões (45 de Matemática e 45 de Ciências da Natureza).
“O Enem é conhecido por ser uma prova extensa, com enunciados longos e que exigem bastante interpretação textual, independentemente da área do conhecimento”, ressalta Ana Cláudia Rodrigues, coordenadora da Turma Enem do Poliedro Curso.
O estudante que realizou simulados ao longo do ano deve estar familiarizado com o estilo de prova e bem treinado para responder ao volume de questões dentro do tempo disponível.
Professores destacam que, para além das sugestões, o plano de prova deve ser individual, de acordo com o perfil, ritmo e o nível de preparo do aluno. Cabe a cada um identificar a ordem de resolução que funciona melhor e criar técnicas próprias para ter organização, foco e tranquilidade durante o exame.
⏰ Dicas práticas para gerenciar o tempo no Enem
- Comece pelas questões fáceis e médias, garantindo pontos e confiança;
- Leia o enunciado antes do texto de apoio, para direcionar a leitura;
- Crie metas por hora: resolva cerca de 20 questões/hora no segundo dia, por exemplo;
- No primeiro dia, separe pelo menos uma hora para fazer a redação, que tem peso importante na nota final;
- Reserve 20 a 30 minutos para o gabarito para evitar correria;
- Faça pausas curtas a cada 1h30, alongue-se e coma algo leve.
A principal recomendação dos professores é começar pelas questões de nível fácil e médio, que podem ser resolvidas mais rapidamente. Além de otimizar a resolução, essa escolha é estratégica também para a nota final, calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Por Gabriela Caputo, g1
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