Google está virando ?o grande monopólio da mídia?, diz ministro

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta segunda-feira, 3, que o Google está “se tornando o grande monopólio” da mídia. “As pessoas falam no Brasil que tem monopólio da mídia. Acho que o Google está se tornando o grande monopólio da mídia. E a gente vê assim uma disputa entre teles e TVs que, provavelmente, se durar mais alguns anos, o Google vai engolir os dois”, comentou. “Sou favorável à regulação da mídia, nós precisamos apenas nos colocar sobre qual vai ser o modelo, sobre qual a forma de conduzir isso, se nós vamos fazer um projeto único ou por partes. Temos que incluir questões essenciais, por exemplo, sobre o que acontece na mídia de internet”, disse o ministro, repetindo uma posição sua já conhecida. Questionado sobre se o Planalto tem planos para reduzir a influência de companhias como o Google no País, respondeu: “Isso tem de ser colocado na pauta. Se você tem uma empresa que, num setor, tem 91% de participação, é evidente que talvez seja o caso de discutir.” Segundo ele, a maior parte da publicidade do Google é “paga no exterior com cartão internacional”. Ele disse, porém, que não está tratando de regular conteúdo. Para o ministro, há espaço para discutir o assunto este ano. “Temos que estabelecer prioridades. É uma situação que acaba ficando assimétrica, de empresas que começam a vender serviços pela internet e não tem as mesmas responsabilidades que os veículos tradicionais.” Informações Política Livre