
Leitos de UTI Covid-19 para adultos que seriam desmobilizados podem ser transformados para atender à demanda pediátrica em Salvador. A mudança foi apresentada na manhã desta terça-feira (8) pelo prefeito Bruno Reis, em conversa com a imprensa durante o anúncio de medidas que marcam o Dia Internacional da Mulher.
]Na véspera, o Ministério Público do Estado (MP-BA) solicitou às Secretarias de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e do Município de Salvador (SMS) que, até esta terça, apresentem à instituição informações sobre a alta das taxas de ocupação de leitos pediátricos para Covid-19 no estado e na capital em especial os leitos de UTI.
De acordo com Bruno Reis, há uma ocupação de 35% dos leitos adultos. A proposta da destinação de parte dessa estrutura atualmente ociosa – e que poderia ser desmobilizada – para o público infantil será apresentada ainda nesta terça-feira pela equipe da Secretaria de Saúde do Município. Bruno Reis argumenta ainda que a situação não é alarmante, pois os pediátricos sempre tiveram uma quantidade pequena e foram operados em uma margem de ocupação alta.
Sobre o tema, o gestor da capital sugeriu ainda um aumento na disponibilização de vagas na rede estadual. “Dos 20 leitos (pediátricos) que a prefeitura dispõe, apenas seis eram ocupados (na segunda-feira, 7) por crianças de Salvador. As outras crianças eram do interior. Nunca fizemos essa distinção. Sempre tratamos e sempre iremos tratar todos. É nosso dever ofertar saúde a todos e iremos ofertar a todos nossos irmãos do interior da Bahia, de onde inclusive eu sou. Agora, precisa efetivamente o estado disponibilizar mais leitos.”
Fonte: Bahia.ba