Metade dos abonos salariais do PIS tem pagamento adiado para 2016

Como parte do esforço da equipe econômica do governo da presidente Dilma Rousseff de cortar gastos, o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) deste ano foi parcelado em mais vezes e metade ficará para 2016. A decisão foi tomada ontem pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).
Com a decisão, dos R$ 19,1 bilhões de gastos com o benefício previstos para este ano, R$ 9 bilhões ficarão para 2016, informou o colegiado. O abono salarial é um benefício de um salário-mínimo pago, anualmente, ao trabalhador que recebe remuneração mensal de até dois salários-mínimos.
|
Para correntistas da Caixa, por mês de nascimento |
|---|
|
Julho: Correntistas nascidos em julho receberão em 14 de julho |
|
Agosto: Pagamento em 18 de agosto |
|
Setembro: Depósito na conta corrente no dia 15 de setembro |
|
Outubro: Pagamento no dia 14 de novembro |
|
Novembro: Creditado na conta corrente em 17 de novembro |
|
Dezembro: Pagamento no dia 15 de dezembro |
|
Janeiro e Fevereiro: Abono será depositado em 12 de janeiro |
|
Março e Abril: Pagamento em 11 de fevereiro |
|
Maio e Junho: Depósito no dia 15 de março |
Os pagamentos feitos em 2016 serão feitos de acordo com o salário-mínimo aprovado para o próximo ano. Tradicionalmente, o abono é pago de julho a outubro, de acordo com o número de inscrição do PIS do trabalhador.
Desta vez, o cronograma de pagamento será de julho deste ano a março do próximo ano, de acordo com o mês de aniversário do beneficiário. “O trabalhador está financiando o ajuste fiscal do governo”, disse Sérgio Luiz Leite, conselheiro da Força Sindical. Dos 17 conselheiros presentes, 7 votaram contra a medida, sendo 6 representantes de centrais sindicais.
|
Pagamento para não correntistas, por data de nascimento |
|---|
|
Julho: Pagamentos disponíveis na Caixa Econômica entre 22 de julho de 2015 e 30 de junho de 2016 |
|
Agosto: Disponível entre os dias 20 de agosto de 2015 e 30 de junho de 2016 |
|
Setembro: À disposição entre 17 de setembro deste ano e 30 de junho do ano que vem |
|
Outubro: Pode ser solicitado entre 15 de outubro deste ano e 30 de julho do ano que vem |
|
Novembro: Disponível entre 19 de novembro e 30 de junho de 2016 |
|
Dezembro: À disposição entre 17 de dezembro e 30 de junho de 2016 |
|
Janeiro e Fevereiro: Pode ser solicitado de 14 de janeiro de 2016 a 30 de junho |
|
Março e Abril: Disponível de 16 de fevereiro a 30 de junho de 2016 |
|
Maio e Junho: Pode ser solicitado entre 17 de março de 2016 até 30 de junho do mesmo ano |






