Destaque

Inscrições para o ProUni iniciam nesta segunda-feira com oferta recorde de bolsas

Programa terá maior número de oportunidades já registrado, com bolsas integrais e parciais distribuídas em cursos de todo o país.

Fortalecidas pelas notas do Enem divulgadas na última sexta-feira (15), as atenções dos candidatos ao ensino superior se voltam para as modalidades de acesso que utilizam o desempenho na avaliação. Além do Sisu, que já está com inscrições abertas, o Programa Universidade para Todos (ProUni) iniciará o período de candidaturas na próxima segunda-feira, 26 de janeiro.

De acordo com o edital, 594 mil bolsas serão ofertadas nesta edição, número considerado o maior da história do programa. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 274.819 bolsas serão integrais, com 100% da mensalidade coberta, e 319.700 serão parciais, com 50% de desconto. Administração (63.978) e Ciências Contábeis (41.864) concentram o maior volume de vagas.

A maior parte das bolsas será destinada a cursos de bacharelado (328.175). Outras 253.597 serão para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciatura. As inscrições ficarão abertas entre 26 e 29 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde os candidatos já podem consultar vagas por curso, instituição, turno e local.

A seleção será realizada com base na nota do Enem. Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio ou ter participado do exame em 2024 ou 2025. Também será exigida média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação.

Poderão concorrer estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas. Também haverá possibilidade para quem cursou integralmente na rede privada, desde que atenda aos critérios de renda. Pessoas com deficiência e professores da rede pública também estão incluídos na política de acesso, conforme detalhado no edital.

No caso das bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não poderá exceder 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, o limite será de até três salários mínimos. As informações são da Agência Brasil.

Por Ana Almeida / 21/01/2026 às 08:15

Imagem: reprodução

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo