
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu que os planos de saúde devem cobrir os testes sorológicos para o novo coronavírus, os também chamados testes rápidos. O assunto foi discutido nesta quinta-feira (13) pela Diretoria Colegiada da agência, de acordo com informações do G1.
A medida passa a valer a partir desta sexta-feira (14). Passa a ser incorporada ao rol de procedimentos obrigatórios a pesquisa de anticorpos IgG ou anticorpos totais a partir do oitavo dia do início dos sintomas. Será preciso solicitação médica, independentemente se dos segmentos ambulatorial, hospitalar ou referência.
Em julho, a agência conseguiu derrubar liminar proferida em junho que obrigava os planos a oferecerem os testes. Mesmo após a vitória judicial, a própria ANS manteve a obrigatoriedade, mas era preciso que houvesse requisição médica. O paciente deveria apresentar sintomas de quadro gripal ou síndrome respiratória.
Os testes sorológicos detectam a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus. Até mesmo por isso, a recomendação é que os testes sorológicos sejam feitos depois de pelo menos dez dias da contaminação.
Fonte: G1