Política

Rei da Espanha diz que líderes catalães violaram leis e Estado deve assegurar ordem constitucional na Catalunha

  Dois dias após o referendo independentista na Catalunha, o Rei Filipe VI criticou a conduta dos líderes catalães, dizendo que eles violaram as leis do Estado espanhol e demonstraram uma "deslealdade inadmissível".

 

"Com as suas decisões, violaram de forma sistemática as normas aprovadas legal e legitimamente, demonstrando uma deslealdade inadmissível em relação aos poderes do Estado", disse Filipe VI, em pronunciamento transmitido pela televisão.

"Diante desta situação de extrema gravidade, é responsabilidade dos legítimos poderes do Estado assegurar a ordem constitucional e o normal funcionamento das instituições", afirmou.

Enquanto isso, a rede britânica BBC informou que, em entrevista, o presidente da Generalidade da Catalunha, Carles Puigdemont, disse que sua região pode declarar independência em questão de dias. Ele afirmou que seu governo irá "agir no final desta semana ou no início do próxima".

Quando perguntado o que faria se o governo espanhol interviesse e assumisse o controle do governo catalão, Puigdemont disse que seria "um erro que muda tudo".

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo