Política

Cruz das Almas: Secretário André Eloy faz balanço da saúde e anuncia reabertura de postos

Nesta segunda-feira (14), serão reabertos oito Postos de Saúde da Família (PSF’s). O anuncio é do secretário de saúde, André Eloy. O município possui 12 PSF’s, todos foram fechados em novembro do ano anterior.

“A secretaria encontrou a rede completamente deficiente, com problemas estruturais e burocráticos. Além dos postos de saúde da família, a unidade do CAPS, o IPER e a UTI estavam com o funcionamento suspenso, o SAMU e a UPA comprometidos – já que não houve transição. A situação era de total abandono, sendo registradas, inclusive, irregularidades sanitárias”, declarou o secretário. Ele informou ainda que no dia 28 de dezembro foi publicada uma portaria retirando o recurso da unidade de UTI do Fundo Municipal de Saúde. “Estamos retomando o dialogo com o governo do estado, para juntos, buscarmos solução”, esclareceu André Eloy.

O secretário afirmou que mesmo com as restrições, alguns serviços foram reestabelecidos. “Ainda no dia 01, reabrimos a UPA e mantivemos o serviço do SAMU. Das quatro ambulâncias que recebemos sem condições de uso, duas já voltaram pra rua e instalamos o serviço laboratorial e Raio X da UPA”. Ainda segundo o secretário, a falta de dados está prejudicando o encaminhamento de ações. “Todos os arquivos da secretaria foram apagados o que está impossibilitando que a gente avance na velocidade que gostaria, mas, mesmo com essas dificuldades o importante é que estamos vencendo as etapas. Só pedimos um pouco mais de paciência da comunidade para arrumarmos a casa e proporcionar uma saúde de excelência que é o objetivo deste governo”, ressaltou.

Os postos de saúde que serão abertas na segunda-feira estão situados na Pumba, Toquinha, Embira, Araçá, Sapucaia, Areal, Vilarejo e São Judas Tadeu. “Todos os postos voltarão a funcionar com as equipes completas com médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, além do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)”. O secretário anunciou ainda o funcionamento dos serviços de vacinação, teste do pezinho e pré-natal. “Priorizamos a atenção básica, em seguida vamos avançar para média a alta complexidade”, finalizou. *ASCOM

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo