Após uma semana de tensão no relacionamento entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), devem se reunir na manhã desta segunda-feira (5). A intenção é discutir os entraves na articulação política entre a Câmara e o Palácio do Planalto. A informação é da CNN Brasil.
Na semana passada, antes da aprovação da MP dos Ministérios, Lira criticou o que ele chamou de “falta de articulação do governo federal”. Após a aprovação, ele mandou uma espécie de recado para o presidente, dizendo que “a partir daqui, o governo vai ter que andar com as próprias pernas”.
Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, após as derrotas na Câmara, Lula tem assumido as articulações. Na noite de quinta-feira (1º), ele se reuniu com o senador Davi Alcolumbre. No encontro, disse que telefonaria para o presidente da Câmara e o convidaria para uma reunião. Alcolumbre tem se colocado como um mediador na relação entre Lula e Lira.
O governo Lula tem sofrido forte pressão do centrão, que reclama da demora na liberação de emendas parlamentares e da ausência de parlamentares em comitivas ministeriais de inaugurações de projetos. Para melhorar a articulação, o presidente já decidiu fazer um mapeamento de todos os entraves que têm atrapalhado a relação entre o Palácio do Planalto e a Câmara dos Deputados.
Fonte: Metro1