COVID-19DestaqueNotíciaSaúde

Covid-19: Bahia está sem estoque de Coronavac e tem 50 mil doses da Pfizer adulta, diz Sesab

Informação foi confirmada nesta quinta-feira (17). Não há previsão de chegada de novas doses.

As doses da Coronavac, vacina contra a Covid-19, acabaram na Bahia. Além disso, o estoque da Secretaria de Saúde (Sesab) conta com 50 mil doses da Pfizer adulta, conforme foi informado pelo órgão nesta quinta-feira (17).

Além disso, a Bahia tem 70 mil doses da Pfizer infantil no estoque do órgão estadual. A Sesab não deu informações sobre a quantidade restante da AstraZeneca/Oxford, mas contou que aguarda a decisão do Ministério da Saúde em relação a novas doses. Ainda de acordo com o órgão, não há previsão de chegada para os três imunizantes.

A secretaria também não detalhou se considera esse um cenário de baixo estoque de imunizantes, mas disse que tem repassado as vacinas para os municípios de acordo com as necessidades de cada localidade.

Até então, há imunizantes suficientes para atender as pessoas que não iniciaram ou não completaram o esquema vacinal contra a doença, e não há registro de suspensão de aplicação em postos por falta de doses.

Nesta quinta-feira (17), o órgão reforçou o pedido para que as pessoas se vacinem com as doses de reforço. Segundo a secretaria, cerca de 7.528.598 de baianos com 12 anos ou mais não se imunizaram contra a Covid-19 ou estão com o esquema vacinal incompleto.

Desse total, 1.009.581 não tomaram a primeira dose, 830.413 não receberam a segunda, 2.930.291 estão com a dose de reforço em atraso e 2.758.313 não se vacinaram com a quarta dose.

O g1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Salvador para saber a situação do estoque da capital baiana, mas não teve resposta até o fechamento desta matéria. Apesar da baixa no número de vacinas disponíveis no estado, a capital baiana segue promovendo a imunização na cidade e começou a aplicar a 5ª dose para pessoas imunossuprimidas nesta quinta-feira.

Aumento de casos

A baixa no estoque de vacinas acontece no mesmo momento que Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, registra aumento no número de casos de Covid-19. Nos primeiros 15 dias do mês de novembro foram registrados 49 casos, contra 6 do mesmo período em outubro.

Em Juazeiro, no norte do estado, o aumento de pessoas infectadas vem acompanhado da baixa procura pelo imunizante. Em novembro, a busca pela vacina caiu 50% em relação ao último mês.

Em Jacobina, também no norte da Bahia, a busca pelo imunizante caiu 70%.

Fonte: G1 Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo