GeralNotíciaPolítica

Datafolha: Lula tem 45%, Bolsonaro mantém 32% e Ciro vai a 9%

Simone Tebet, do MDB, subiu para 5% das intenções de voto

A nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira (1º), mostrou o ex-presidente Lula (PT) com 45% das intenções de voto no primeiro turno. O candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), mantém a segunda posição, com 32%.

Ainda no cenário estimulado, quando o nome dos candidatos são apresentados aos entrevistados, o pedetista Ciro Gomes aparece com 9%. Simone Tebet, do MDB, tem 5% das intenções de voto.

Soraya Thronicke (União Brasil), Pablo Marçal (PROS) e Felipe d’Avila (NOVO) marcaram 1% na pesquisa. Os outros candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 4%, enquanto 2% não souberam responder a pesquisa.

Foto: Reprodução, G1

Em relação à rodada anterior da pesquisa, divulgada no último dia 18 de agosto, Lula oscilou dois pontos para baixo, Bolsonaro se manteve estável, Ciro oscilou dois pontos para cima e Tebet cresceu três. A emedebista foi a única candidata a variar para além da margem de erro.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Lula aparece com 40% das intenções de voto; e Bolsonaro, com 28%. Ciro foi citado por 2%; e Simone Tebet, por 1%.

2º turno

Em um eventual segundo turno entre os líderes da pesquisa, Lula tem 53% das intenções de voto (-1), enquanto Bolsonaro aparece com 38% (+1). No cenário, 8% dos eleitores votariam em branco, anulariam ou não votariam em nenhum candidato se fosse confirmado o embate direto entre os dois favoritos; 1% não soube responder.

Foto: Reprodução, G1

Vale lembrar que esta foi a primeira pesquisa Datafolha após o debate presidencial do último domingo, pelo grupo Bandeirantes, Folha de S. Paulo, UOL e TV Cultura.

A pesquisa, encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00433/2022.

Fote: bahia.ba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo