DestaqueGeralNotícia

Anvisa analisa pedido do Ministério da Saúde para liberar vacina contra varíola dos macacos

Ministério da Saúde já estaria concluindo as tratativas para aquisição de 50 mil unidades do imunizante

O Ministério da Saúde protocolou, nesta terça-feira (23), um pedido para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analise a primeira vacina contra a varíola dos macacos. Atualmente, a única produtora do imunizante é a farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic.

De acordo com o portal Metrópoles, inicialmente o imunizante será importado para aplicação em profissionais da saúde. Ainda segundo o portal, ministério já estaria concluindo as tratativas para aquisição de 50 mil unidades do imunizante, através do fundo rotatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O intermédio é utilizado porque a empresa não tem representante no país.
 
“Nessa análise, a agência confirmará se as características essenciais da vacina são as mesmas aprovadas pelas autoridades reguladoras estrangeiras equivalentes à Anvisa (Aree), tais como: fabricante, concentração, forma farmacêutica, indicações, contraindicações, posologia, população-alvo, via de administração e modo de uso, entre outras informações”, explicou a autarquia em nota.
 
Ainda de acordo com as informações da nota, na última sexta-feira (19), a Anvisa aprovou, em reunião extraordinária da diretoria colegiada, a importação excepcional de vacinas e medicamentos para tratar a varíola dos macacos.

Fonte: Metro 1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo