NotíciaPolítica

PT defende presença de observadores internacionais da ONU nas eleições

Partido teme ataques de bolsonaristas semelhantes ao ocorrido após derrota de Donald Trump nos Estados Unidos

Temendo ataques de bolsonaristas ao resultado do pleito, o vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Alberto Cantalice, afirmou nesta segunda-feira (4) que pretende convidar observadores internacionais para acompanhar as eleições de outubro.

“Vou pedir observadores internacionais da ONU”, disse o petista no programa “Militância Sem Filtro”, realizado pelo perfil Vozes Progressistas no Twitter e reproduzido na coluna de Guilherme Amado, no portal Metrópoles.

Cantalice disse ainda haver riscos de ocorrer no Brasil episódios semelhantes ao que aconteceu nos Estados Unidos, em 2021, quando apoiadores do derrotado Donald Trump contestaram o resultado das urnas e invadiram o Capitólio para tentar impedir a posse de Joe Biden. Atualmente, o ex-presidente americano é processado por estimular os ataques.

No Brasil, por sua vez, o presidente Jair Bolsonaro costuma atacar as urnas eletrônicas e pôr em dúvida a lisura das eleições. “Povo armado jamais será escravizado e podem ter certeza que por ocasião das eleições, os votos serão contados no Brasil. Não serão dois ou três que decidirão como serão contados esses votos. Nós defendemos a liberdade. E tudo nós faremos, até com o sacrifício da própria vida, para que esses direitos sejam de fatos relevantes e cumpridos no país”, disse o mandatário na semana passada, em novo ataque ao sistema eleitoral.

Segundo a coluna, a presença de observadores internacionais em eleições é algo comum em todo o mundo. Em 2020, por exemplo, as eleições municipais foram acompanhadas pela Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo