DestaqueGeralNotícia

Peixes são encontrados mortos em Saubara; Inema apura causas

Casos são observados desde o início de fevereiro, em Barra do Paraguaçu.

Os pescadores da região de Barra do Paraguaçu, no município de Saubara, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, encontraram dezenas de peixes mortos em praias da comunidade, que é banhada pela Baía de Todos-os-Santos. Casos similares são observados desde o início de fevereiro, mas as causas ainda são desconhecidas.

Conforme moradores, não há qualquer sinal de anormalidade na água desde os primeiros casos. Devido às mortes dos peixes, a atividade pesqueira está prejudicada e os trabalhadores relatam prejuízos. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) foi acionado e começou a investigar a razão da mortandade.

Há registro de peixes mortos também em Bom Jesus dos Pobres, que também fica na região do recôncavo, além de Salinas da Margarida, Conceição de Salinas e Cairu de Salinas, praias que fazem parte da baía.

Recentemente, foram avistadas manchas de óleo – similares às que contaminaram mais de mil pontos do litoral do Nordeste e Sudeste do Brasil, em 2019 – foram avistadas em Candeias e Ilha dos Frades, em Todos-os-Santos, mas a Marinha ainda não emitiu parecer sobre causas e possíveis autores.

Fonte: Metro1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo