
Em meio ao surto deflagrado, Salvador registrou nas últimas 24 horas mais 38 casos da influenza H3N2. Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com os números desta quarta-feira (15), sobre para 147 a quantidade de ocorrências de gripe notificadas na cidade este ano. Deste total, 144 são casos do subtipo H3N2 e foram notificados entre o final do mês de novembro e início de dezembro.
Também nesta quarta (15) a capital baiana registrou a primeira morte por H3N2 em 2021. Trata-se de uma idosa de 80 anos que não havia sido vacinada e estava internada em um hospital da rede privada. Ela faleceu por causa de complicações ocasionadas pelo vírus da gripe.
A SMS tem reforçado as recomendações dos protocolos para prevenir a transmissão viral – tanto da gripe quanto da Covid-19 – como uso da máscara, higiene das mãos e distanciamento social.
Nesta quinta-feira (16), a vacinação contra gripe está aberta para trabalhadores da saúde, crianças entre 6 meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com mais de 60 anos; povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Os postos também estão aplicando a segunda dose nas crianças vacinadas pela primeira vez em 2021.
Fonte:bahia.ba