GeralNotícia

Bahia apresenta 2ª maior população de indígenas no Brasil, segundo Censo

De acordo com levantamento do IBGE, Bahia tem mais de 229 mil pessoas autodeclaradas indígenas, o que representa 13,5% da população indígena de todo o país

Após apresentar a maior população quilombola do Brasil, com quase 400 mil pessoas, a Bahia voltou a estar nas primeiras posições demográficas a partir do Censo 2022. Dessa vez, o estado ficou em segundo lugar na lista que mede a quantidade de pessoas indígenas na população.

Segundo o levantamento do IBGE, o número de pessoas autodeclaradas indígenas quadruplicou desde o último levantamento feito 2010: são 229.103 registros. Em termos relativos, o Censo de 2022 revela que as pessoas que se autodeclaram indígenas representam 1,62% de toda a população baiana.

Em todo o país, a população indígena no Brasil cresceu 89% em relação ao censo anterior. O antropólogo Ricardo Ventura Santos explicou que o aumento tem também a ver com a melhoria na metodologia da pesquisa e com o maior autorreconhecimento. “Possivelmente mais pessoas se reconheceram como indígenas em 2022”.

SALVADOR

Salvador aparece como o maior reduto de indígenas da Bahia, com 27.740 pessoas, estando em quarto lugar no ranking nacional, atrás de Manaus e outras duas cidades amazonenses.

Do total de 1.693.535 indígenas identificados pelo Censo Demográfico de 2022 no Brasil, a Bahia abriga em seu território 13,5% dos autodeclarados, abaixo apenas do Amazonas (490.854 pessoas), que possui 29,0% do total recenseado nacionalmente.

Fonte: Agência Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo