Geral

Devotos e fiéis participam de homenagens a São Cosme e São Damião

 Setembro é aquele mês que todo mundo fica ‘caçando’ um caruru para comer. Mas você sabe o porquê de tantas casas oferecerem o alimento em homenagem aos irmãos gêmeos, São Cosme e São Damião?

A tradição anual de distribuição da refeição no dia dos santos irmãos da Igreja Católica é mantida pelos umbandistas, em 27 de setembro, e faz a alegria de meninos e meninas em vários cantos do Brasil. Sacolinhas com doce de banana, doce de abóbora, paçoca, maria-mole, suspiro e balinhas estão prontas para serem entregues por devotos ou cumpridores de promessa. A manifestação é parte do sincretismo religioso tão atuante na religiosidade soteropolitana.

Na igreja católica, desde o dia 14 de setembro uma grade compõem as homenagens que terminam apenas nesta quarta-feira (27/9). Hoje, no dia festivo dos santos, haverá missas às 6h, 7h, 10h, 12h, 15h30 e 18h na paróquia de São Cosme e São Damião, no bairro da Liberdade, em Salvador. O ponto alto da festa será a Missa Solene presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão, às 8h30. Os paroquianos participarão, ainda, de um momento de louvor às 14h.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo