Geral

Santo Estevão: Morre médico premiado com o GLOBAL 500 de Ecologia

Morreu na noite de ontem (12), o médico cirurgião geral e escritor Ivan Claret Marques Fonsêca, natural de Santo Estevão, nascido na Fazenda Riacho do Cipó. Prestes a completar 74 anos, o médico santo-estevense iniciou sua carreira em  1964, quando formou-se em Medicina pela Faculdade Baiana.

Durante sua trajetória como médico, e também escritor, o santo-estevense já foi reconhecido por diversos trabalhos realizados, dentre eles a conquista do Prêmio Global 500 de Ecologia no México, que tinha como objetivo principal a preservação da Mata Atlântica, a premiação ocorreu no ano de  1990. Antes de Ivan, quem antes tinha ganhado esse prêmio foi Chico Mendes.

Em Santo Estevão o médico e escritor Ivan Claret deixou sobrinhos, cunhadas e vários irmãos, dentre eles o médico e ex-prefeito Antenor Marques Fonseca, o farmacêutico Renato Marfon, o advogado Almir Fonseca, o comerciante Martim Fonseca, a professora Iracema Marques.

Ivan escreveu vários livros dentre eles O Cigarro Mata.


Confira algumas realizações de Ivan Claret 


            Desde 1973, publica trabalhos sobre ecologia e vem realizando campanhas a nível de município e região, contra o desmatamento, queimadas, uso indiscriminado de inseticidas e fungicidas, campanhas de arborização urbana, de proteção de nascentes e rodovias, dedicando-se especialmente à conservação do solo e preservação dos remanescentes da Mata Atlântica; campanhas contra o cigarro e prevenção de acidentes de trânsito.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo