Geral

Idade mínima recomendada para exame de próstata sobe de 45 para 50 anos

O exame para diagnóstico precoce de câncer de próstata deve ser feito a partir dos 50 anos, e não mais a partir dos 45 anos, segundo nova recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia. Já para homens negros ou com casos da doença na família, a orientação é que o teste seja feito a partir dos 45 anos –antes, a idade mínima para esses casos era 40 anos.

A mudança está de acordo com as últimas descobertas científicas e deve diminuir o excesso de diagnósticos de tumores pouco agressivos, segundo a entidade. A idade mínima para o exame, porém, é apenas uma orientação da Sociedade Brasileira de Urologia, já que não há um protocolo nacional de rastreamento para esse tipo de câncer, assim como há para o câncer de mama ou do colo do útero. O Inca (Instituto Nacional de Câncer) não recomenda que sejam feitos exames de rastreamento na ausência de sintomas.

As novas orientações da entidade médica serão lançadas durante o 34º Congresso Brasileiro de Urologia, que será realizado em Natal (RN), a partir do dia 16. Folha

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo