Geral

Globo admite ter cometido erro ao apoiar o golpe militar de 1964

Em nota publicada em seu site, as Organizações Globo admitiram ter cometido um erro ao apoiar o golpe militar de 1964. Durante as diversas manifestações que tomaram conta do país nos últimos meses, as críticas à empresa foi um dos destaques com frases como: “Ocupa Rede Globo”, “A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura” e “O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”.

Segundo a nota da emissora, há muitos anos o tema já tem sido discutido internamente e já haviam chegado a uma conclusão. “As ruas nos deram ainda mais certeza de que a avaliação que se fazia internamente era correta e que o reconhecimento do erro, necessário”.

“O GLOBO não tem dúvidas de que o apoio a 1964 pareceu aos que dirigiam o jornal e viveram aquele momento a atitude certa, visando ao bem do país. À luz da História, contudo, não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original. A democracia é um valor absoluto. E, quando em risco, ela só pode ser salva por si mesma”, finaliza o texto.

Em texto publicado no site do jornal O Globo no final da tarde deste sábado (31), as Organizações Globo afirmam que o apoio editorial do jornal ao golpe militar de 1964 foi “um erro”. “Já há muitos anos, em discussões internas, as Organizações Globo reconhecem que, à luz da história, esse apoio foi um erro”, diz a nota.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo