Contrato de construção da Ponte Salvador?Itaparica é assinado pelo governador da Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa, assinou nesta quinta-feira (12), o contrato para a construção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Conforme a assessoria do governo, com o documento assinado, as empresas chinesas terão um ano para elaborar o projeto e outros quatro para executar o equipamento.
O documento foi assinado pelo Governo do Estado e o consórcio chinês que irá realizar a obra, formado pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20), na área em frente ao prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) também estiveram presentes na cerimônia de assinatura.
A data inicial de assinatura era no início do ano, mas foi prorrogada por causa da pandemia de Covid-19. De acordo com o governo, a concessão do projeto executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) será de 35 anos.
Segundo informações do governo, o projeto vai melhorar a mobilidade entre a capital, a região metropolitana e o sul do estado. A estimativa é que 24 municípios sejam beneficiados com o encurtamento da distância e redução do tempo de viagem em mais de 40%, por não mais ser necessário realizar o contorno de 100 quilômetros pela BR-101 para acessar a capital baiana.
Outros 52 municípios também devem ter a distância reduzida entre 20% e 40% da atual. O governo informou que a estimativa é que sejam gerados sete mil empregos durante a construção do equipamento e cerca de 100 mil postos de trabalho em 30 anos.
Segundo informações do governo da Bahia, a gestão e administração da ponte terá duração de 30 anos. A Bolsa de Valores informou que a ponte vai ser a segunda maior da América Latina, com 12,4 km.
Formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD, o consórcio Ponte Salvador terá um ano para elaborar o projeto e outros quatro anos para construir o equipamento.
O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão. A previsão é que sejam gerados sete mil empregos durante a obra da ponte.
O equipamento está incluso no Sistema Viário do Oeste, que também contempla a implantação dos acessos ao equipamento em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001, junto com uma nova rodovia expressa, e a interligação com a Ponte do Funil, que também será revitalizada.
A construção da ponte encurtará o tempo de deslocamento em cerca de 100 km.
Atualmente, a travessia para Itaparica é feita através de ferry boat, no Terminal de São Joaquim, em Salvador e pelas lanchas rápidas. Outra opção é usar a a BR-324 e ir sentido Recôncavo Baiano.
Fonte: G1